Jornalista da Al-Jazeera preso no Sudão

A 10 de Abril, o chefe de delegação da Al-Jazeera em Cartum, Islam Salih, foi condenado a um mês de prisão e a uma multa de um milhão de libras sudanesas (cerca de 3200 euros), a qual, caso não seja paga, se transformará em mais um mês de prisão.

O jornalista foi acusado de disseminar informação falsa, tendo sido levado de imediato para a prisão de Omdurman, não obstante ter pedido recurso da pena.

Islam Salih e um operador de câmara da Al-Jazeera foram detidos a 18 de Dezembro de 2003, um dia depois dos serviços de segurança sudaneses terem efectuado uma busca aos escritórios da televisão do Qatar em Cartum, os quais foram posteriormente encerrados.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que exigiu a libertação imediata do jornalista, esta condenação está relacionada com uma “tentativa de encobrir os horrores infligidos aos civis pelas forças governamentais e por milícias árabes armadas apoiadas pelo governo”, na região de Darfur.

Criticando esta situação, a RSF afirma que já perdeu “a conta ao número de jornais encerrados e jornalistas detidos durante o último ano por tentarem desafiar o blackout” imposto pelas autoridades relativamente à situação de Darfur.

Os confrontos nesta região entre forças do governo, milícias árabes e rebeldes resultaram em 10 mil mortos, 670 mil deslocados e 100 mil refugiados no Chade até ao cessar-fogo assinado no final da semana passada.

Partilhe