Jornalista cubano libertado após pena de seis anos

O jornalista cubano Bernardo Arévalo Padrón foi libertado a 13 de Novembro após cumprir seis anos de prisão por “desrespeito” na cadeia de segurança máxima de Ariza, na província central de Cienfuegos.

Fundador da agência noticiosa Línea Sur Press, Bernardo Arévalo Padrón foi preso em Outubro de 1997 na sequência de entrevistas concedidas a rádios de Miami, nas quais criticou duramente o regime de Fidel Castro.

O jornalista começou a cumprir a sua pena a 18 de Novembro de 1997 em Ariza, tendo passado por vários campos de trabalhos forçados durante o tempo da detenção. Em Outubro de 2000, apesar de haver a possibilidade de sair em liberdade, o jornalista continuou preso porque, alegadamente, não aceitou um “programa de reeducação”.

Não obstante os maus tratos físicos e psicológicos que sofreu na prisão, Bernardo Arévalo Padrón pretende continuar a trabalhar como jornalista independente na agência noticiosa José Maceo, que fundou juntamente com Jorge Luis García Pérez enquanto estava preso.

Partilhe