Jornalista condenado a indemnizar primeiro-ministro turco

Um tribunal turco condenou, a 5 de Abril, o jornalista Fikret Otyam a pagar 5 mil novas liras turcas (2.835 euros) ao primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, por considerar difamatório um artigo sobre os planos falhados do governo para criminalizar o adultério.

No artigo em causa, publicado em Setembro de 2004, Fikret Otyam escreveu que o primeiro-ministro tinha conseguido “levar o assunto da União Europeia até ao nível das virilhas”, referindo-se à tentativa de incluir um artigo a criminalizar o adultério na reforma do código penal, algo que acabou não ir avante devido aos protestos públicos e à pressão da UE.

Nos últimos tempos a tolerância democrática de Recep Tayyip Erdogan tem sido posta em causa devido às suas acções contra a comunicação social.

Recorda-se que, em Fevereiro, o tribunal condenou o cartunista Musa Kart a pagar 5 mil novas liras turcas por ter desenhado o governante como um gato enrolado num novelo. Em Março, o primeiro-ministro processou um semanário satírico que, num protesto contra a sentença judicial do mês anterior, o representou na figura de vários animais.

Partilhe