Jornalista assassinado no Bangladesh

O jornalista Humayun Kabir, editor do diário “Janmabhumi”, foi morto a 28 de Junho em Khulna, no Bangladesh, vítima de um atentado com duas bombas de fabrico caseiro que o atingiram no abdómen e nas pernas.

O assassinato do jornalista – reivindicado pelo grupo clandestino de extrema-esquerda Janajuddha – foi muito semelhante ao que matou, no início do ano, o seu colega e amigo Manik Saha, também em Khulna.

Humayun Kabir, de 57 anos, era presidente do Clube de Imprensa de Khulna e conhecido por publicar artigos críticos contra o crime organizado que grassa naquela região do Bangladesh.

As autoridades do país condenaram o crime e prometeram encontrar e punir os responsáveis. Segundo a BBC, a polícia local já deteve nove suspeitos.

Os jornalistas locais chamam à região de Khulna “o vale da morte”, dada a notória violência contra a imprensa, que já resultou em seis mortes nos últimos quatro anos. Como tributo ao seu colega, os profissionais dos média anunciaram uma semana de manifestações a exigir justiça.

Partilhe