Jornalista alvo de pressões do Clube Desportivo Nacional

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas acusa o director de segurança do Clube Desportivo Nacional de ter tentado impedir o repórter fotográfico Gregório Cunha de fazer o seu trabalho, no final do jogo de domingo, no Estádio da Madeira

Em comunicado divulgado hoje, 19 de Fevereiro, a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas lembra que “não é a primeira vez que se registam episódios de pressão e coacção sobre jornalistas em instalações desportivas da Região”, tal como não é a primeira vez que tal acontece no estádio do Clube Desportivo Nacional, pelo que decidiu apresentar “uma participação” contra este clube às entidades competentes.

É o seguinte o texto, na íntegra, da Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas:

Comunicado

1. A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas protesta e repudia publicamente a atitude assumida por responsáveis do Clube Desportivo Nacional no final do jogo de domingo, no Estádio da Madeira (Choupana), empurrando o repórter fotográfico Gregório Cunha e tentando impedi-lo de cumprir a sua missão profissional.

2. É particularmente condenável o comportamento limitador da liberdade de imprensa protagonizado pelo director de segurança do CD Nacional, Sr. Nélson Melim. Quando ocorriam graves incidentes dentro do relvado e no túnel de acesso aos balneários, envolvendo treinadores e jogadores, a grande preocupação deste “responsável de segurança” foi condicionar a acção do jornalista, afastando ou tentando retirar-lhe a máquina fotográfica.

3. Os regulamentos da Liga Profissional de Futebol e do CNID são para respeitar por todos os intervenientes, incluindo os jornalistas. A limitação de circulação de repórteres fotográficos no campo justifica-se plenamente no decorrer do jogo. Mas não devem os dirigentes desportivos impor esta regra quando o jogo já terminou, como era o caso. Que fique claro que em momento algum o jornalista Gregório Cunha entrou no túnel de acesso aos balneários.

4. Não é a primeira vez que se registam episódios de pressão e coacção sobre jornalistas em instalações desportivas da Região, nem sequer é a primeira vez que tal acontece no estádio do Clube Desportivo Nacional. Face a esse historial, a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas não vai deixar o caso de domingo passar em claro, pelo que apresentará uma participação sobre o mesmo às entidades competentes.

Funchal, 19 de Fevereiro de 2008

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas

Partilhe