Jornalista agredido por autarca no Paraguai

O jornalista Nicolás Sotelo, da rádio comunitária FM San Juan, de San Juan del Paraná, no Paraguai, foi violentamente agredido a 10 de Outubro, na sequência de uma emissão de rádio crítica do presidente da Câmara local.

Logo após o programa, o autarca, Aldo Lepretti, irrompeu pela estação, derrubou o jornalista, agrediu-o em vários locais do corpo, partiu-lhe o nariz, e ameaçou-o com uma arma apontada à cabeça. O edil também danificou os computadores da rádio e o equipamento transmissor.

Nicolás Sotelo já apresentou queixa por destruição de material, agressão e tentativa de homicídio, ao que Aldo Lepretti ripostou negando as acusações e afirmando que a informação difundida pela estação visava apenas desacreditá-lo politicamente.

A Repórteres Sem Fronteiras sublinhou, a propósito, que as rádios paraguaias são muitas vezes alvo de violência por criticarem o poder local, e solicitou às autoridades a devida investigação do caso de Nicolás Sotelo.

No Paraguai, outras estações comunitárias têm sofrido represálias pela sua posição crítica. A Ñemity FM, da cidade de Capiibary, foi fechada a 26 de Agosto sob a acusação de estar a emitir ilegalmente, depois de, a 2 de Agosto, os estúdios da estação Quebracho Poty, de Puerto Casada, terem sido completamente destruídos por uma bomba.

Partilhe