Jornalista afegão encontrado inconsciente

O afegão Ezatullah Zawab, editor da revista “Meena”, foi encontrado inconsciente após ter andado quase uma semana desaparecido, disse a 8 de Setembro Rahimollah Samander, presidente da Associação de Jornalistas Independentes do Afeganistão (AIJA).

Em declarações à Pajhwok Afghan News, o dirigente associativo afirmou que o jornalista foi raptado por homens armados em Jalalabad, os quais o mantiveram numa cave escura, onde lhe perguntaram acerca da sua filiação política e porque razão tinha insultado religiosos nos seus artigos.

À mesma agência noticiosa, o agente policial Ayub Shinwari afirmou que o jornalista foi encontrado por uma patrulha alfandegária móvel e, mais tarde, entregue à polícia e encaminhado para casa do governador da região, onde o seu telefone não tinha rede.

Ezatullah Zawab queixa-se de ter sido alimentado com comida de má qualidade e de ter sido alvo de maus tratos e intimidações regulares, razão que levou a AIJA a solicitar ao governo afegão uma autorização especial para falar com o jornalista.

Partilhe