Jornalismo para a Tolerância assinala o 11 de Setembro

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lançou, em 11 de Setembro de 2002, um prémio de jornalismo destinado a lutar contra a intolerãncia e a xenofobia, que será atribuído em cinco regiões do globo onde esse combate é mais premente.

O jornalismo de qualidade é uma chave para a paz e o entendimento globais, considera a FIJ, ao lançar o Prémio Jornalismo para a Tolerância, oficialmente anunciado no encontro anual da International Freedom of Expression (IFEX), em Dakar, no Senegal.

“O nosso objectivo é combater todas as formas de intolerância e xenofobia, cujos terríveis resultados o mundo testemunhou há um ano”, disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White, que anunciou o prémio, acompanhado por jornalistas de África e pelo indonésio Eko Maryadi.

Para Aidan White, “o jornalismo de qualidade baseia-se numa visão informada, tolerante e ética do mundo. Devemos combater a ignorância que se alimenta da ignorância, da intolerância e do medo”.

O Prémio Jornalismo para a Tolerância é apoiado pela União Europeia e será atribuído em cinco regiões do planeta onde os problemas da intolerância se sentem de forma mais intensa. Essas regiões são a América Latina, África Central e Ocidental, África Oriental e Meridional, o Sul da Ásia e o Sudeste Asiático.

O prémio refere-se a trabalhos publicados ao longo de 2002 e será atribuído em três categorias: Imprensa/On-line, Rádio e Televisão. As candidaturas serão aceites até 7 de Janeiro de 2003.

Partilhe