Jornal marroquino volta a ser condenado a multa avultada

O semanário marroquino “TelQuel” foi condenado por um tribunal de Casablanca ao pagamento de uma indemnização de 900 mil dirhams (82 mil euros) e uma multa de 10 mil dirhams (912 euros), pela alegada difamação de uma organização não-governamental.

A notícia que originou esta acção judicial foi publicada em Maio com base em fontes da polícia e dizia que Touria Bouabid, presidente de uma ONG de ajuda a crianças, tinha sido interrogada por desvio de fundos.

A história foi publicada, e posteriormente desmentida, em quatro jornais – “TelQuel”, “Al Ahdath Al Maghribiya”, “Al Ayam” e “Al Ousbouîya Al Jadida” –, mas os três restantes receberam penas bastante mais leves: 30 mil dirhams (2750 euros) para o último e 100 mil dirhams (9 mil euros) para os outros dois.

Considerando a pena aplicada como “totalmente desproporcionada”, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) espera que ela seja consideravelmente reduzida após recurso, de modo a não sufocar financeiramente o jornal, que segundo a organização está a ser alvo de uma “perseguição das autoridades”.

Para justificar esta posição, a RSF recordou que, em Agosto, dois dos jornalistas do “TelQuel” foram condenados a pagar um milhão de dirhams (91 mil euros) de indemnização e uma multa de 25 mil dirhams (2300 euros) por difamação da deputada Halima Assali, que partiu do princípio que um artigo do jornal que contava a história de uma dançarina que se tornou legisladora se referia a ela.

Partilhe