Jornal indiano atacado por não ter escrito artigo

A não publicação de um artigo sobre o aniversário do rei-guerreiro Shivaji levou o grupo de direita Sambhaji Brigade a atacar, no dia 19 de Fevereiro, as instalações do “Loksatta” em Ahmednagar, no Estado indiano de Maharashtra, danificando computadores, janelas, arquivos e mobiliário de escritório e agredindo dois trabalhadores.

A Sambhaji Brigade é uma facção da Maratha Seva Sangh, uma organização que “promove a causa dos Marathas”, e ganhou visibilidade na Índia depois de, em Janeiro de 2004, ter destruído milhares de livros raros num centro de investigação em Pune, por este ter ajudado o investigador norte-americano James Laine, que escreveu um livro em que são feitas afirmações polémicas sobre a vida e a linhagem do rei Shivaji.

Este ataque ao “Loksatta” segue-se a um outro, perpetrado a 8 de Fevereiro, em Mumbai, contra o canal televisivo Zee, cujas instalações foram vandalizadas por membros do partido de direita Shiv Sena que discordaram de um sketch sobre o partido. Pressionado, um responsável do canal pediu desculpas públicas pelo conteúdo do sketch uma semana mais tarde.

Comentando ambos os casos, o presidente da Federação Internacional de Jornalistas, Christopher Warren, considerou que a diversidade de opiniões e a tolerância numa sociedade multicultural são pilares da democracia e apelou à “punição severa” dos autores destes ataques que “intimidam e prejudicam uma imprensa livre”.

Partilhe