Jornais suspensos em período eleitoral no Irão

Os diários reformistas “Etemaad”, “Aftabyazd”, “Eqbal” e “Hayat No” foram suspensos no Irão a 20 de Junho após terem publicado uma carta de um candidato a alegar a existência de fraudes na primeira volta das eleições presidenciais no país.

Mehri Karubi, candidato que perdeu na primeira volta, a 19 de Junho, enviou uma carta aberta ao líder religioso Ali Khamenei queixando-se de “intervenções ilegais” por parte dos Guardiães da Revolução e da milícia islâmica durante as eleições, alegadamente com o consentimento de Ali Khamenei, e solicitando mesmo recontagem dos votos em alguns casos.

Horas depois da missiva ser publicada em diversas páginas noticiosas na Internet, como as das agências iranianas ISNA e ILNA, a 20 de Junho o Procurador-geral de Teerão ordenou a suspensão dos quatro diários.

Para a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), esta atitude “prejudica o debate de ideias que é essencial neste período” e “não augura nada de bom para a liberdade de imprensa no país”, onde o jornalista Akbar Ganji e o advogado e escritor Nasser Zarafshan continuam em greve da fome e a necessitar de cuidados médicos urgentes.

Partilhe