Jean-Marc Bouju vence World Press Photo 2003

O fotojornalista francês Jean-Marc Bouju, da Associated Press, venceu a edição 2003 do World Press Photo, cujos resultados foram anunciados hoje, 13 de Fevereiro, em Amesterdão, na Holanda.

A foto vencedora da 47ª edição do World Press Photo mostra um iraquiano detido a confortar o seu filho de quatro anos num centro de reagrupamento perto de Najaf, e foi tirada a 31 de Março de 2003.

O autor da World Press Photo of the Year 2003, Jean-Marc Bouju, irá receber um troféu e um prémio monetário de 10 mil euros, tendo ainda direito a uma exposição individual do seu trabalho em Amesterdão, a inaugurar em simultâneo com a mostra do World Press Photo 2003.

Nesta edição do World Press Photo participaram 4176 fotógrafos profissionais, oriundos de 124 países, que inscreveram a concurso um número recorde de 63 093 imagens, das quais 80,7 por cento em formato digital.

Nas dez categorias a concurso foram premiados 61 fotógrafos de 23 países – Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Indonésia, Irão, Irlanda, Itália, Países Baixos, Palestina, Reino Unido, República Checa, Rússia e Suécia.

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 25 de Abril, sendo antecedida por três dias de seminários, debates e mostras de fotografia. A primeira exibição pública das imagens do World Press Photo 2003 está prevista para a igreja de Oude Kerk, em Amesterdão, entre 26 de Abril e 20 de Junho.

A exposição do World Press Photo 2003 estará em Portugal de 19 de Junho a 11 de Julho, em Portimão.

Partilhe