IWMF entrega Prémios Coragem no Jornalismo 2006

A jornalista norte-americana Jill Carroll, a libanesa May Chidiac e a chinesa Gao Yu receberam, a 24 de Outubro, o Prémio Coragem no Jornalismo 2006 da International Women’s Media Foundation (IWMF), um galardão atribuído exclusivamente a mulheres jornalistas que demonstraram grande carácter e integridade no exercício da profissão.

Enquanto Jill Carroll, de 28 anos, viu reconhecida a sua capacidade de resistência durante o sequestro de que foi alvo no Iraque, a apresentadora de televisão May Chidiac, de 43, foi distinguida depois de ter sobrevivido a um atentado no qual perdeu a mão e a perna esquerda. Quanto a Gao Yu, de 62, foi premiada pelo seu empenho na luta por uma imprensa livre na China, o que lhe custou seis anos de prisão por “divulgar segredos de Estado”.

Além dos prémios atribuídos a estas repórteres, a IWMF distinguiu com um prémio carreira o percurso jornalístico da mexicana Elena Poniatowska Amor, de 74 anos, que ao longo da sua vida colaborou com vários órgãos de informação e foi a primeira mulher a receber o Prémio Nacional de Jornalismo do México, em 1979.

Partilhe