IRB recua nas restrições à cobertura da Taça do Mundo de Rugby

A posição de força tomada pelos jornalistas relativamente à cobertura da Taça do Mundo de Rugby, que está a decorrer em França, levou a International Rugby Board (IRB) a recuar nas restrições de cobertura que pretendia impor à imprensa.

A greve à cobertura noticiosa das conferências de imprensa antes dos jogos desagradou a patrocinadores do evento como a Adidas e a Visa, obrigando a IRB a voltar à mesa das negociações com a coligação de mais de 40 entidades representativas dos média, por forma a solucionar o diferendo.

As duas partes conseguiram chegar a um acordo relativamente a assuntos cruciais como os direitos de autor, o número de fotografias que podiam ser publicadas e o conteúdo audiovisual, tendo a coligação cedido em alguns pontos como prova de boa vontade, deixando no entanto explícito que tal cedência se aplicava apenas a esta edição da Taça do Mundo de Rugby.

Por forma a evitar problemas similares no futuro, a IRB concordou em debater com as organizações de média os termos e condições de acreditação para torneios futuros, sendo que a primeira reunião terá lugar duas semanas após o fim desta Taça do Mundo.

Não obstante o desfecho positivo deste caso, a coligação apelou a outros promotores de eventos para que eliminem todas as restrições a uma cobertura mediática legítima, pois este é um problema de relacionamento com os média que se tem vindo a tornar recorrente.

Partilhe