Investigação aponta um só culpado da morte de Zahra Kazemi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera deplorável a conclusão da investigação de um juiz sobre a morte da jornalista irano-canadiana Zahra Kazemi, que aponta o agente que a matou durante o interrogatório como único culpado e iliba qualquer órgão estatal.

A RSF desconfia das conclusões do juiz, que esteve ele próprio implicado no caso, e espera que o Parlamento publique as suas próprias conclusões de forma independente. A organização levanta muitas dúvidas, nomeadamente, sobre como é que pode haver um único culpado neste caso ou como é que um agente agrediu a jornalista sem o conhecimento dos seus superiores.

A Repórteres Sem Fronteiras espera ainda que nem o Governo iraniano nem o canadiano aceitem as conclusões e continuem a envidar esforços para apurar os verdadeiros responsáveis pela morte de Zahra Kazemi.

O caso de Zahra Kazemi – detida em Teerão a 23 de Junho enquanto fotografava famílias de detidos frente à prisão Evin e que morreu a 10 de Julho com uma hemorragia cerebral, provocada por agressões durante o interrogatório – transformou-se numa espécie de jogo de futebol político entre os reformistas do presidente Khatami e os ortodoxos liderados por Ali Khamenei, o que impede uma investigação adequada.

Partilhe