Instituto de Viena lança bolsa sobre cultura europeia

O Instituto para as Ciências Humanas de Viena (IWM) lançou uma bolsa de estudos destinada a jornalistas que pretendam investigar temas sobre questões culturais europeias, em particular as que tenham por pano de fundo o alargamento da União Europeia, cujo prazo de inscrição termina a 31 de Março.

A Bolsa de Estudos Milena Jesenká destina-se a jornalistas com experiência que trabalhem nas áreas da Imprensa, audiovisual ou digital. Os bolseiros serão convidados a permanecer três meses em Viena, com um salário de 7.630 euros e disporão de uma sala de trabalho equipada com computador e ligação à Internet, acesso à documentação do instituto e a outras fontes relevantes na capital austríaca. Será disponibilizada uma verba de 1.820 euros, para deslocações a outros países, no âmbito da investigação.

A bolsa destina-se a jornalistas que trabalhem na área da cultura e as candidaturas serão avaliadas por um júri composto por quatro jornalistas e pelo secretário-geral da European Cultural Foundation, um dos apoiantes desta bolsa, em conjunto com a associação Project Syndicate, a qual integra 172 jornais em 91 países.

Fundado em 1982, o Instituto para as Ciências Humanas é um centro de estudos avançados que tem promovido o intercâmbio cultural, político e intelectual entre os países do Centro e do Leste europeu. A bolsa homenageia a jornalista checa Milena Jesenská, que morreu em1944, num campo de concentração nazi.

Partilhe