Instalações de diário albanês bloqueadas pela polícia

A polícia albanesa cercou as instalações do diário “Tema” e impediu os jornalistas de entrarem no edifício, revelou o responsável pela publicação Mero Baze, acrescentando que o chefe de polícia de Tirana lhe disse que a ordem partira do ministro do Interior.

O motivo oficial para a acção policial será um processo relacionado com o direito do jornal a ocupar o edifício estatal onde a redacção funciona há duas décadas, embora segundo Mero Baze um tribunal tenha, a 6 de Janeiro, dado razão ao “Tema” no que respeita ao direito de ocupar as instalações.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) revelou-se preocupado com a situação, uma vez que a acção policial surge na sequência de reportagens que denunciavam corrupção no seio do governo e porque, a 31 de Dezembro, o carro de Mero Baze incendiou-se e explodiu.

Segundo a polícia, a causa do incidente terá sido um curto-circuito, mas o CPJ aconselha as autoridades a investigarem melhor o caso, pois o carácter polémico das reportagens do “Tema” faz suspeitar que se possa estar perante uma tentativa de intimidar um órgão incómodo e, permitir que tal passe impune, é “incompatível com o caminho democrático que a Albânia escolheu”.

Partilhe