INSI dá formação em segurança a repórteres no Quénia

Entre 11 e 17 de Fevereiro, o Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI) deu formação em segurança a 60 repórteres e outros trabalhadores dos média que estão no Quénia, através de cinco acções repartidas por Nairobi, Mombaça e Kisumu.

A iniciativa foi uma forma de responder à crise de segurança que afectou a imprensa na sequência das eleições de Dezembro de 2007, com equipas de reportagem a ser agredidas e assaltadas, pelo que a formação se concentrou em técnicas de cobertura de manifestações violentas e no fornecimento de conselhos práticos de sensibilização para o risco.

Metade dos jornalistas que receberam formação estiveram presentes na acção que teve lugar em Kisumu, principal cidade da parte ocidental do Quénia e uma das regiões mais afectadas pelos confrontos pós-eleitorais.

A formação foi apoiada pela International Media Support (IMS) em colaboração com o Sindicato de Jornalistas Queniano e a Associação de Correspondentes do Quénia, e fez parte de um projecto mais amplo que envolve outras organizações, como a Article 19 e a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Partilhe