III Prémio Europeu de Jovens Jornalistas

Até 28 de Fevereiro, jornalistas e estudantes de jornalismo entre os 17 e os 35 anos podem submeter trabalhos jornalísticos sobre várias áreas da temática do “Alargamento Europeu”, transmitidos na rádio ou publicados na imprensa ou online entre 1 de Outubro de 2009 e 28 de Fevereiro de 2010, ao III Prémio Europeu de Jovens Jornalistas.

A primeira fase da competição será de âmbito nacional, sendo o júri português constituído por Margarida Marques, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal; Estrela Serrano, membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e associada do Centro de Investigação Media e Jornalismo; Céu Neves, jornalista do “Diário de Notícias”; e João Pacheco, jornalista do “i”,

O júri avaliará todas as participações de acordo com a sua relevância tendo em conta a temática central, o Alargamento Europeu, a originalidade no tratamento do tema escolhido, a capacidade de atrair a atenção da audiência e, sobretudo, o esforço desenvolvido na preparação do trabalho.

Os vencedores nacionais ganham uma viagem a Istambul, em Maio de 2010, onde participarão na cerimónia de entrega de prémios e em eventos culturais relacionados com a celebração daquela cidade como Capital Europeia da Cultura.

Entre os vencedores de cada país, um júri europeu seleccionará os três melhores trabalhos nas seguintes categorias: Mais Original, Melhor Pesquisa e Melhor Estilo Jornalístico. Os vencedores destes prémios especiais serão anunciados durante a cerimónia em Istambul e cada um ganhará uma viagem cultural a uma capital europeia da sua escolha.

Partilhe