Holandeses conquistam Prémio “Pela Diversidade. Contra a Discriminação”

Três profissionais da revista holandesa “Vrij Nederland” arrebataram os primeiros prémios das categorias de jornalismo e de fotojornalismo do concurso europeu de jornalismo “Pela Diversidade. Contra a Discriminação”, promovido pela União Europeia (UE).

O artigo vencedor – escrito por Sander Donkers e Harm Ede Botje e intitulado “Er wordt gediskrimineerd. Punt uit” (Há discriminação. Ponto final) – trata da discriminação étnica e racial no mercado de trabalho holandês. A fotografia vencedora, da autoria de Joost van den Broek, retrata a mesma realidade e chama-se “Composição multicultural da força de trabalho nas empresas holandesas”.

O júri do concurso atribuiu ainda um segundo prémio a Bendyk e Jacek Żākowski, autores de um artigo sobre gays e lésbicas publicado pela revista “Polityka”, da Polónia, e um terceiro prémio à irlandesa Fiona Ness, do “Sunday Business Post”, que abordou a discriminação das pessoas com deficiência no emprego.

A entrega dos prémios – uma bolsa no valor de 1000 a 3000 euros para uma viagem de investigação a um país da UE à sua escolha – foi efectuada a 15 de Maio em Bruxelas por Vladimir Špidla, comissário europeu responsável pela pasta do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Igualdade de Oportunidades.

Vladimir Špidla realçou a “coragem e dedicação” dos jornalistas em “trazer a lume histórias que nem sempre dão títulos de primeira página”, ajudando a “conhecer em profundidade” algumas das questões “que mais desafios colocam à sociedade de hoje”.

Entretanto, a edição 2006 do Prémio Europeu de Jornalismo “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” foi lançada a 27 de Abril, estando abertas até 31 de Dezembro as inscrições para jornalistas da imprensa escrita tradicional e da imprensa digital dos 25 Estados-membros da UE.

Partilhe