Guia para melhorar informação sobre o HIV/Sida

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lançou a 1 de Dezembro um guia em inglês, francês, tamil, khmer e tagalog com vista a melhorar as reportagens sobre o fenómeno do HIV/Sida, sobretudo em África e na Ásia.

Entre os assuntos abordados neste guia estão a identificação de seropositivos e o uso da terminologia mais adequada, bem como informação aprofundada sobre as causas, transmissões, efeitos e tratamento do HIV e da sida.

Cada manual está adequado ao país ou região para o qual foi produzido, incluindo listas de contactos locais e exemplos de artigos sobre o HIV/Sida. A versão inglesa visa os continentes africano e asiático, ao passo que a francesa se destina a África, a tagalog às Filipinas, a khmer ao Camboja e o tamil à Índia, país onde existe uma elevada percentagem de infectados com HIV no seio da etnia tamil nadu.

Estes guias fazem parte de um projecto de dois anos apoiado pelo movimento sindical sueco LO-TCO e destinado a melhorar a cobertura do fenómeno da sida em países como o Camboja, a Índia, a Nigéria, as Filipinas, a África do Sul e a Zâmbia, embora os conselhos neles presentes possam ser úteis a jornalistas de qualquer estado do mundo.

Partilhe