Greve nas televisões públicas francesas

Parte dos trabalhadores dos canais televisivos públicos gauleses France 2 e France 3 entraram em greve na passada semana, para denunciar o projecto de reforma do sector audiovisual aprovado pela Assembleia Nacional e que se encontra em discussão no Senado.

A paralisação tem afectado os telejornais da France 3, levando à suspensão de metade das 24 edições regionais e à substituição das restantes edições apenas por imagens, pois a greve tem tido uma adesão de 80 por cento, de acordo com os sindicatos, enquanto as direcções apontam para valores de 21,18 por cento na France 2 e de 13,1 por cento na France 3.

Entre as alterações impostas pela reforma do serviço público de radiodifusão estão a nomeação do presidente pelo governo e a polémica eliminação da publicidade após as 20 horas, que está a ser aplicada desde 5 de Janeiro.

Esta aplicação da lei ainda antes de a mesma ter sido aprovada pelo Senado levou os senadores dos grupos de esquerda a recusar-se a escutar as razões da ministra Christine Albanel e a abandonar o hemiciclo a 7 de Janeiro, exprimindo o seu apoio aos trabalhadores em greve.

Partilhe