Greve iminente na maior rádio pública Dinamarquesa

O sindicato dinamarquês dos jornalistas lançou um pré-aviso de greve na maior rádio pública do país, devido ao impasse nas negociações salariais. Se não for atingido um acordo até 30 de Junho, os jornalistas da Denmarks Radio paralisarão no dia seguinte.

Aumentos salariais de apenas 1,5 por cento, piores condições de trabalho, nomeadamente devido ao desaparecimento dos direitos especiais para os jornalistas de serviço nos turnos nocturnos e recuos na regulamentação que permite aos profissionais da estação o acesso à formação e à educação são as razões que levaram a Danish Union of Journalists a entrar em ruptura com a administração da estação pública de radiodifusão.

O sindicato defende o reforço das regras que permitem aos jornalistas prosseguir a sua educação e rejeitam o valor apresentado pela administração para o aumento colectivo. Para serem aumentados em mais de 1,5 por cento, os jornalistas da Denmarks Radio teriam de recorrer à negociação individual.

As negociações recomeçaram na segunda-feira, 24 de Junho, e o sindicato está determinado em avançar para a greve no dia 1 de Julho, se até à meia-noite do dia 30 de Junho não for alcançado um acordo.

Partilhe