Grande Prémio Gazeta para Sofia Leite e António Louçã

A jornalista Sofia Leite venceu o Grande Prémio Gazeta 2008, com a reportagem “A Lista de Chorin”, um trabalho de investigação emitido pela RTP e elaborado com a colaboração de António Louçã, anunciou o Clube de Jornalistas, entidade que promove o galardão desde 1984.

O trabalho vencedor relata a actividade dos diplomatas portugueses Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho em defesa dos judeus (incluindo os pais das famosas actrizes Zsa Zsa e Eva Gabor) e o desfecho da arriscada negociação entre o milionário húngaro Ferenc Chorin e as SS, que permitiu a vinda para Portugal de 36 membros da sua família.

O Prémio Gazeta Revelação foi atribuído a Vítor Rodrigues Oliveira, da Antena 1, pelas reportagens “Hoje há Festa em Bombaim”, “As tranças de Obama” e “Herança do Dragão”, esta última em colaboração com Ana Neves Almeida.

O Prémio Gazeta Imprensa Regional coube ao “Diário do Sul”, jornal de grande circulação do distrito de Évora, fundado e dirigido, desde 1969, por Manuel Madeira Piçarra.

Por último, mas não menos importante, o Prémio Gazeta de Mérito homenageou José Carlos Vasconcelos, fundador e director do “Jornal de Letras”, coordenador do gabinete editorial da “Visão” e presidente da mesa do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas.

Partilhe