Grande Prémio Gazeta para Ana Sousa Dias

O Grande Prémio Gazeta 2003, atribuído pelo Clube de Jornalistas e que tem o valor de 20 mil euros, distinguiu no passado dia 4 a jornalista Ana Sousa Dias pela qualidade das entrevistas que conduz no programa da RTP2 “Por Outro Lado”.

Foram também premiados Carlos Fino, que recebeu o Prémio Gazeta de Mérito pelas reportagens da guerra no Iraque para a RTP, e Liliana Garcia, a quem foi atribuído o Prémio Gazeta Revelação, no valor de 5 mil euros.

A repórter do “Jornal do Centro” – órgão que arrebatou o Prémio Gazeta de Imprensa Regional – foi galardoada pela sua peça “Prisioneiros da Serra Sobreviveram com Gelo e Laranjas”.

Segundo o Clube de Jornalistas (CJ), o júri distinguiu Ana Sousa Dias porque o registo “sóbrio, calmo e contido” da entrevistadora “prende o telespectador e dignifica o jornalismo”.

Os jurados enalteceram também a capacidade de entrevistar da jornalista, que “cria com os convidados uma discreta cumplicidade, abrindo-lhes o espaço, dando-lhes oportunidade e proporcionando as condições para que as atenções do público se centrem naquilo que é realmente importante”.

Por seu lado, o veterano Carlos Fino recebeu a Gazeta de Mérito pelo acompanhamento da guerra no Iraque, tendo o júri considerado que, nas suas reportagens – que constituem “um ponto alto no jornalismo de guerra” – sobressaíram “o sentido de oportunidade, o empenho, a coragem, o espírito de sacrifício e uma qualidade geral”.

Já no trabalho de Liliana Garcia o júri assinalou a “grande fluidez narrativa” do texto, adiantando que o mesmo foi escrito “numa linguagem simples e escorreita e denotando um notável sentido de atenção ao pormenor e de capacidade de ‘agarrar’ o leitor”.

O júri desta edição dos Prémios Gazeta foi composto por Eugénio Alves (presidente do CJ), Daniel Ricardo (CJ), Eduardo Gageiro (fotojornalista), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e docente universitário), Guiomar Belo Marques (CJ), Jorge Leitão de Barros (crítico de cinema e televisão), José Mário Costa (jornalista), José Rebelo (docente universitário) e José Paquete de Oliveira (sociólogo).

Partilhe