Governo interino impõe censura no Iraque

O governo iraquiano interino criou uma comissão reguladora para os média com poder para restringir a liberdade de imprensa, alertou a 29 de Julho o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Em carta ao primeiro-ministro do Iraque, Iyad Allawi, o CPJ solicitou esclarecimentos sobre “o papel e funções” da referida comissão e “garantias de que nenhuma regulação oficial dos média irá contra os padrões internacionais da imprensa livre”.

Segundo o CPJ, o “Financial Times” informou na sua edição de 27 de Julho que o Iraque criou uma Alta Comissão para os Média encarregada de regulamentar a imprensa escrita e audiovisual e de impor sanções contra os violadores. A mesma fonte revela que o presidente da Comissão, Ibrahim Janabi, afirmou ao jornal “The Financial Times” que as autoridades estão a fazer uma lista de matérias cuja cobertura será proibida, que inclui críticas ao primeiro-ministro.

Em declarações ao CPJ, George Sada, porta-voz de Allawi, confirmou a criação da comissão dizendo que esta se destina a “organizar o trabalho dos média”, mas garantindo desconhecer pormenores sobre os respectivos poderes e funções.

Manifestando-se profundamente preocupado com a situação, o CPJ adverte que “as regras restritivas para os média e as formas de censura referidas por Ibrahim Janabi podem minar a instauração de uma sociedade verdadeiramente democrática” no Iraque.

Partilhe