Governo etíope persegue Associação de jornalistas

O Gabinete de Registo de Associações anunciou, a 4 de Novembro, que vai “tomar providências” contra a Associação da Imprensa Livre Etíope (EFJA) por esta não preencher os “requesitos legais exigidos”.

A Associação rejeita a acusação, assegurando ter trabalhado sempre dentro da lei. Segundo a EFJA, não obstante os relatórios periódicos que tem enviado para o Ministério da Justiça, o Gabinete de Registo de Associações tem insistido numa campanha visando criar divisões entre os membros da associação e desacreditar os seus líderes.

Apelando a que o Gabinete de Registo de Associações reveja a sua decisão – que considera inaceitável à luz dos direitos consagrados pela Constituição da Etiópia – a EFJA solicita também a solidariedade das organizações suas congéneres no mundo.

Dizendo-se alvo de campanhas demolidoras que visam minar a sua existência – por parte do governo e dos órgãos de imprensa estatais –, a associação garante que na sua conferência geral, a ter lugar a 15 de Dezembro, revelará todas as injustiças de que tem sido alvo por parte das autoridades do país.

A Associação da Imprensa Livre Etíope foi reconhecida oficialmente sete anos depois de criada e, nos últimos três anos, tem funcionado em condições adversas e enfrentando inúmeras dificuldades.

Partilhe