“Gazeta Wyborcza” vence Prémio Mundial de Jovens Leitores

O diário polaco “Gazeta Wyborcza” conquistou o Prémio Mundial de Jovens Leitores, um galardão atribuído anualmente pela Associação Mundial de Jornais (WAN) a uma publicação que se destaque na promoção da leitura de jornais junto dos mais jovens.

O júri do prémio considerou que a “Gazeta Wyborcza” envolve o seu público jovem em várias frentes, do desporto à educação, sem esquecer os direitos humanos – como o prova uma campanha que ajudava os leitores a protestar contra as políticas chinesas no Tibete –, aplicando estratégias “criativas e eficazes para fidelizar leitores”.

Outro projecto premiado foi o do “Lexington Herald-Leader”, dos Estados Unidos, vencedor do galardão especial “Literacia e Jornais” pela sua série de histórias que visa ensinar às crianças factos sobre a história do país e a democracia.

Na categoria Editoral, a vitória coube à página infográfica “Le P’tit 5 minutes”, do canadiano “Le Journal de Montréal”, enquanto o alemão “Rheinische Post” conquistou a categoria Jornais na Educação e o “The Express & Echo”, do Reino Unido, ganhou na secção Marca, pela sua “Green Shoppers Campaign”.

O prémio da categoria Serviço Público foi para a África do Sul, pela “National Teachers Strike Recovery Initiative”, uma acção levada a cabo em conjunto pela Independent Newspapers, Media 24, Avusa e Associated Independent Press.

Foram ainda distinguidos com menções especiais os seguintes títulos: “24Sata” (Croácia), “Braunschweiger Zeitung” e “Neue Osnabrücker Zeitung” (Alemanha), “Ekstra Bladet” (Dinamarca), “l’Equipe” (França), “Irish Examiner” (Irlanda), “Kakhetis Khma” (Geórgia), “Malayala Manorama” (Índia), (Germany), “O Dia” e “Zero Hora” (Brasil).

O anúncio dos prémios foi feito a 8 de Setembro, Dia Internacional da Literacia, estando a entrega marcada para a Conferência de Leitura da WAN, a realizar a 16 e 17 de Outubro em Amesterdão, na Holanda.

Partilhe