Gala do Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES no CCB

A cerimónia de entrega do 5º Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES tem lugar a 8 de Abril no Centro Cultural de Belém, que no dia 9 acolhe uma conferência sobre fotojornalismo de guerra com a participação de Philip Jones Griffiths, Ian Berry e Jean-Marc Bouju, membros do júri do concurso.

O galardão visa distinguir as melhores imagens captadas por fotógrafos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, descobrir novos talentos e dinamizar o panorama nacional do jornalismo feito em imagens.

Philip Jones Griffiths, presidente do júri, foi um dos poucos fotógrafos que esteve no terreno durante a guerra do Vietname e o seu livro “Vietnam Inc.” foi considerado uma contribuição essencial para o fim da guerra. Além disso, fez a cobertura de conflitos um pouco por todo o mundo, da Argélia ao Cambodja ou ao Iraque, e presidiu à agência Magnum, tendo ainda desenvolvido trabalho cinematográfico, caso de um filme para a BBC sobre os descendentes dos amotinados da «Bounty» que vivem na ilha Pitcairn.

Outro dos oradores da conferência, Ian Berry, celebrizou-se com reportagens na África do Sul, no período do apartheid e documentou o massacre de Sharpeville, tendo as suas fotografias sido usadas em tribunal para provar a inocência das vítimas. Correu mundo em reportagens para publicações como a “Stern”, “Geo”, “Paris Match”, “National Geographic”, “Esquire” ou “Life” e acumula prémios como o Nikon World Photo Contest, British Press Photographers’ Feature Photographer (por duas vezes), Art Directors’ Club of New York Award, Magazine News Award da Escola de Jornalismo do Mississipi e o National Press Photographers of America.

Jean-Marc Bouju acompanhou contendas na Nicarágua, Ruanda, Libéria, Serra Leoa, Bósnia, Zaire, Timor-Leste ou Iraque. Vencedor do World Press Photo do ano passado e de dois Prémios Pulitzer, o fotojornalista da Associated Press tem também no currículo quatro prémios dos Editores Executivos da AP para fotografia noticiosa, o National Headliner Awards, o Prémio de Bayeux para Repórteres e Imagens de Guerra e o Pictures of the Year International.

Partilhe