Fusão entre a WAN e a IFRA

A Associação Mundial de Jornais (WAN) e a Associação de Investigação INCA-FIEJ (IFRA), entidade que reunia diversos editores de jornais, decidiram fundir-se a 1 de Julho numa única organização que tomou o nome de Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA).

Com sedes em Paris (França) e em Darmstadt (Alemanha), a nova organização representa mais de 18 mil publicações, 15 mil sítios na Internet e reúne um número superior a três mil empresas em mais de 120 países.

Há mais de cinco anos que esta fusão vinha a ser discutida, uma vez que ambas as organizações se dedicavam a produtos e serviços similares e tinham uma cada vez maior sobreposição de membros.

Durante o ano de 2010, a presidência da WAN-IFRA será assegurada pelo até agora presidente da WAN, Gavin O’Reilly, e em 2011 o cargo passará para Horst Pirker, que exercia as funções de presidente da IFRA.

Segundo os responsáveis da nova organização, a WAN-IFRA será “um parceiro indispensável dos jornais e de toda a indústria mundial de publicação de notícias, sobretudo dos seus membros, na defesa e promoção da liberdade de imprensa, do jornalismo de qualidade e da integridade editorial, e do desenvolvimento de tecnologias e negócios prósperos”.

Partilhe