França confirma oficialmente morte de Frederic Nérarc

O jornalista francês Frederic Nérarc, desaparecido em Março de 2003 no Iraque, “terá morrido a bordo de uma viatura iraquiana durante uma troca de tiros entre iraquianos e soldados norte-americanos”, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, em 19 de Outubro.

Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa constituíram há oito meses uma equipa encarregada de analisar todos os dados disponíveis sobre o desaparecimento do jornalista, que agora chegou a esta conclusão que pouco adianta sobre as suposições feitas desde há dois anos e meio.

O ministro dos Negócios Estrangeiros Philippe Douste-Blazy disse aos familiares que “as investigações devem prosseguir no terreno para encontrar o corpo de Frederic Nérarc”.

O repórter de imagem desapareceu a 22 de Março de 2003 perto de Bassorá, no sul do Iraque, com um intérprete de nacionalidade libanesa, Hussein Othman. Os dois faziam a cobertura para a cadeia britânica ITN do avanço das tropas da coligação anglo-americana para Bagdad, nos primeiros dias da guerra. O carro em que seguiam foi apanhado no fogo cruzado de iraquianos e norte-americanos, mas os seus corpos nunca foram encontrados.

A restante equipa da ITN, que seguia noutro carro foi também atingida, tendo sido encontrados os corpos carbonizados do jornalista britânico Terry Lloyd e do seu intérprete. O repórter de imagem Daniel Demoustier, de origem belga, foi ferido mas conseguiu escapar.

Partilhe