Fotojornalista português premiado no World Press Photo

Uma imagem do bodyboarder Jaime Jesus durante o campeonato nacional da modalidade na Nazaré valeu ao fotojornalista Miguel Barreira, trabalhador no “Record”, o terceiro prémio da categoria Sports Action do 51.º World Press Photo. O grande vencedor do concurso deste ano foi o britânico Tim Hetherington, com a foto de um soldado norte-americano no Afeganistão.

Em declarações ao “Diário de Notícias”, Miguel Barreira manifestou-se satisfeito com a distinção e relembrou que os momentos que precederam a captação da imagem premiada – onde se vê o atleta a sair de uma onda – foram “muito tensos, pois a linha que separava o heroísmo e o desastre era muito ténue”.

Na categoria em que o português foi premiado, a vitória coube ao búlgaro Ivaylo Velev, da agência fotográfica Bul X Vision, seguido do alemão Frank Wechsel, da Spomedis. Na variante de histórias (conjunto de fotografias) da mesma categoria venceu o australiano Tim Clayton, do “Sydney Morning Herald”, seguido de Fei Maohua, da agência chinesa Xinhua, e de Chris Detrick, do “The Salt Lake Tribune” (EUA).

A exaustão de um homem… e de uma nação

Este ano, o número de participantes no World Press Photo atingiu um novo máximo: 5019 fotógrafos e 80 536 imagens. O júri atribuiu o prémio principal a Tim Hetherington que, ao serviço da “Vanity Fair”, fixou a 16 de Setembro de 2007 a imagem de um soldado norte-americano a descansar num bunker do vale de Korengal, no Afeganistão.

Segundo o presidente do júri, Gary Knight, a imagem vencedora “mostra a exaustão de um homem – e a exaustão de uma nação”, fazendo parte de uma série que valeu ainda o segundo prémio da variante de histórias da categoria General News a Tim Hetherington, atrás do húngaro Balazs Gardi, da agência VII, e à frente do belga Cédric Gerbehaye, da agência Vu.

Os restantes vencedores

Na variante de fotografias individuais da categoria General News, o primeiro prémio coube a Balazs Gardi, secundado pelo norte-americano Stanley Greene, da Noor, e pelo japonês Takagi Tadatomo, tendo sido entregue uma menção honrosa ao alemão Christoph Bangert, da Laif.

Na categoria Spot News também houve lugar à atribuição de uma menção honrosa – ao espanhol Emilio Morenatti, da AP, tendo os premiados sido John Moore (Getty Images), Bold Hungwe (“Zimbabwe Independent”) e Stephen Morrison (EPA). Nas histórias John Moore repetiu o primeiro lugar, seguido de Roberto Schmidt (AFP) e de Mike Kamber (“The New York Times”).

O israelita Yonathan Weitzman venceu a competição individual da categoria People in the News, seguido de Carol Guzy (“Washington Post”) e Daniel Berehulak (Getty Images), enquanto a de histórias foi ganha pelo suíço Philippe Dudouit, ao serviço da revista “Time”, secundado por Francesco Zizola (Noor) e por Oded Balilty (AP).

Em Sports Features, a vitória em fotografias isoladas coube ao australiano Andrew Quilty (Oculi), seguido de Miguel Riopa (AFP) e Tomasz Gudzowaty & Judit Berekai (Yours Gallery/Focus Fotoagentur), enquanto prémio por um conjunto foi para o dinamarquês Erik Refner (“Berlingske Tidende”), à frente dos norte-americanos Erika Larsen (Redux Pictures) e Travis Dove.

O sul-africano Brent Stirton (Getty Images) venceu a competição individual da categoria Contemporary Issues, batendo o húngaro Zsolt Szigetváry (MTI) e o francês William Daniels, ao passo que nas histórias o triunfo coube ao suíço Jean Revillard (Rezo.ch), que suplantou a espanhola Lorena Ros e o francês Olivier Culmann.

Em Daily Life, os norte-americanos Justin Maxon (Aurora Photos) e Benjamin Lowy (VII) ocuparam o primeiro e segundo lugar, seguidos de Vladimir Vyatkin (Ria Novosti), enquanto portfolios de Pieter ten Hoopen (Vu), Carolyn Drake (Panos Pictures) e Christopher Anderson (Magnum) ocupavam o pódio na vertente de histórias.

Um retrato de Vladimir Putin valeu ao britânico Platon o primeiro lugar em Portraits, seguido de Chuck Close (New York Magazine) e Simona Ghizzoni (Agenzia Contrasto), enquanto a série de retratos de estudantes turcas deram à também britânica Vanessa Winship (Vu) vantagem sobre Benjamin Lowy (VII) e Lana Slezic (Panos Pictures).

Quase a terminar, a categoria Arts and Entertainment, vertente individual, foi ganha pela norte-americana Ariana Lindquist, seguida do italiano Stefano de Luigi e do chinês Qi Xiaolong, ao passo que na vertente histórias o vencedor foi o polaco Rafal Milach, seguido do italiano Massimo Siragusa (Agenzia Contrasto) e da espanhola Cristina García Rodero (Magnum).

Por fim, na categoria Nature, a melhor foto individual foi da autoria de Fang Qianhua (Nangfang Dushi Daily/Southern Metropolis Daily), a que se seguiram imagens dos norte-americanos Jeff Hutchens e Damon Winter. Na vertente histórias desta categoria, a National Geographic dominou todo o pódio, com o primeiro prémio a caber ao estado-unidense David Liittschwager e o segundo e terceiro a pertencerem ao canadiano Paul Nicklen.

Entrega de prémios e passagem por Portugal

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar em Amsterdão a 27 de Abril de 2007, sendo precedida de três dias de seminários, debates e exposições fotográficas. Dois dias depois inicia-se a tournée mundial das fotografias vencedoras do World Press Photo, que tem paragem prevista em Portimão, de 19 de Julho a 10 de Agosto, e na Maia, de 7 a 28 de Novembro.

Partilhe