Fotógrafo alvejado na Faixa de Gaza

Mahmoud Hams, fotógrafo da Agência France Presse (AFP), foi alvejado na coxa esquerda, a 5 de Maio, quando fotografava jovens palestinianos que atiravam pedras ao exército israelita, durante uma incursão deste em Deir Al-Balah, na Faixa de Gaza.

De acordo com testemunhas oculares, não houve troca de tiros na zona em que o fotojornalista foi atingido, tendo os únicos disparos partido de soldados israelitas. Mahmoud Hams, de 25 anos, vestia um capacete e um colete que o identificavam claramente como jornalista.

Frisando que se registaram pelo menos 58 incidentes como este desde Setembro de 2000, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) solicitou ao ministro israelita da Defesa, Shaul Mofaz, uma investigação “imparcial, rápida e rigorosa” aos acontecimentos.

“Na esmagadora maioria dos casos, a culpa [dos incidentes] é de disparos israelitas”, acusa a organização, acrescentando que, apesar de as forças armadas de Israel já terem morto pelo menos cinco jornalistas, “as tropas continuam a não levar a sério a presença de jornalistas no terreno e, como tal, não os protegem como deveriam”.

Partilhe