Formação on-line para jornalistas

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) chegou à fase final da avaliação e lançamento do Reporstag-e, um sítio onde concentrará cursos de formação on-line sobre novas tecnologias para jornalistas.

Disponível no endereço http://www.reporstage.org/eLearning/, este sítio representa uma resposta dos jornalistas ao facto dos órgãos de comunicação apostarem cada vez menos na formação dos seus trabalhadores e na definição de padrões de qualidade.

“Este sítio guia os utilizadores para cursos de formação disponíveis. É especialmente útil para jornalistas que sentem uma necessidade cada vez maior de dominar estas matérias” e “acompanhar as exigências modernas da profissão”, explicou Aidan White, secretário-geral da FEJ.

A FEJ convida todos os jornalistas a experimentar este sítio, que é resultado do esforço conjunto de várias organizações e é financiado pelo programa Leonardo, da Comissão Europeia.

“A revolução da informação representa um obstáculo e uma oportunidade para os jornalistas”, afirma Paul Van Binst, da Universidade Livre de Bruxelas, para quem este sítio visa tornar “menos assustadores” os primeiros passos de jornalistas freelance ou em meio de carreira na área das novas tecnologias da informação.

Partilhe