Florence Aubenas libertada

A jornalista francesa Florence Aubenas e o seu guia iraquiano Hussein Hanoun al-Saadi foram libertados a 12 de Junho, após 157 dias de sequestro no Iraque, anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês, Cécile Pozzo di Borgo.

À sua chegada a Paris, a repórter do “Libération” não forneceu quaisquer informações sobre a identidade dos seus raptores nem sobre os pormenores da libertação, enquanto o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Michel Barnier, apenas garantiu que a França não pagou qualquer resgate.

Florence Aubenas contou que durante o tempo em que esteve refém foi mantida numa adega, atada e vendada. Só há cerca de duas semanas foi libertada das cordas e autorizada a ver canais franceses na televisão, tendo ficado emocionada por ver informação no telejornal sobre o seu 140º dia de cativeiro.

Quanto a Hussein Hanoun al-Saadi, foi recebido como um herói por mais de meia centena de familiares e amigos, que fizeram uma festa para celebrar o seu regresso.

Em Paris, centenas de apoiantes comemoraram a libertação da jornalista de 43 anos e do seu assistente retirando as fotografias gigantes deles que haviam sido colocadas na Praça da República, em Paris.

Partilhe