Florence Aubenas apela a ajuda «urgente»

A jornalista francesa Florence Aubenas, sequestrada desde 5 de Janeiro no Iraque, apelou a ajuda «urgente» para pôr termo ao seu cativeiro, num vídeo divulgado hoje em França pela cadeia de televisão Euromews.

É a primeira vez que são divulgadas imagens da jornalista do “Libération” desde que desapareceu em Bagdade, há sete semanas, juntamente com o seu intérprete iraquiano, Husein al Hanoun.

No vídeo, Aubenas diz estar mal fisica e psicologicamente e solicita ajuda «urgente», apelando especialmente ao deputado francês Didier Julia, conhecido pela sua intervenção na tentativa (fracassada) de libertação de Christian Chestnot e Georges Malbrunot. Estes dois jornalistas foram libertados em Dezembro de 2004, após mais de quatro meses de sequestro nas mãos do auto designado Exército Islâmico do Iraque.

A repórter, no filme agora divulgado, aparece com uma sweatshirt cinzenta e calças pretas, fitava a câmara com um ar muito fragilizado, agarrando as pernas contra o peito, sentada em frente a um painel vermelho escuro.

Partilhe