FIJ lança Guia de Sobrevivência para Jornalistas

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lançou um Guia de Sobrevivência para Jornalistas, o “Live News”, que está disponível no sítio da federação e inclui 135 páginas de informação destinada a jornalistas e profissionais dos média destacados para zonas ou situações de risco.

O guia “Live News” reúne informação sobre primeiros socorros, estratégias de prevenção de risco e o tipo de equipamento necessário à sobrevivência dos jornalistas no terreno. O objectivo é apoiar o trabalho não apenas em zonas de conflito, mas em qualquer tipo de situações de risco.

Jornalistas de todo o mundo contribuíram para este guia, cuja edição impressa será disponibilizada em seis línguas, durante as próximas semanas. Para o presidente da FIJ, Christopher Warren, “este guia é em si mesmo um tributo ao espírito de cooperação que está a emergir na indústria mundial dos média, para tornar o jornalismo mais seguro”.

A maior organização de jornalistas anunciou também que o lançamento do International News Safety Institute (Instituto Internacional para a Segurança do Jornalismo) será efectuada no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de Maio.

“Precisamos de mudar a cultura no jornalismo e colocar a segurança em primeiro lugar. Ao fazê-lo, melhoraremos de forma incomensurável a qualidade de vida dos jornalistas e profissionais dos média e a qualidade do jornalismo”, disse o presidente da FIJ,

O International News Safety Institute (INSI) é uma coligação global que reúne mais de cem organizações, entre sindicatos de jornalistas, organizações dos média e grupos de defesa da liberdade de Imprensa. Chris Cramer, da CNN, é o presidente honorário do instituto. O programa de acção e o plano de lançamento do INSI serão discutidos numa reunião marcada para segunda-feira, 3 de Março, em Bruxelas.

Partilhe