FIJ lança campanha por um Jornalismo Ético

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lançou a 4 de Março um novo sítio na Internet para promover a sua campanha por um Jornalismo Ético, que pretende tornar os valores nucleares da profissão numa parte integral dos órgãos de comunicação social actuais em todo o mundo.

Alojado em http://www.ethicaljournalisminitiative.org, este sítio irá conter informação sober a campanha, que gira em torno de conceitos chave como o respeito pela verdade, a independência e a justeza, bem como o humanismo e a solidariedade.

“Este sítio é uma fonte de informação importante para praticantes de jornalismo e investigadores. Ele dá acesso a documentos fulcrais para a profissão e mostra as melhores práticas de jornalistas e seus sindicatos em todo o planeta”, afirmou o secretário-geral da FIJ, Aidan White.

De momento, o sítio contém o livro “To Tell You The Truth” – uma introdução ao historial e a alguns dos temas-chave para a construção de um ambiente ético no jornalismo –, bem como informação sobre actividades e programas actuais, textos de referência e ligações a uma rede de campanhas e grupos que se esforçam por tornar o jornalismo num instrumento ao serviço da democracia.

Para mais informações relativamente a esta campanha, contacte Pamela Morinière, através do e-mail pamela.moriniere@ifj.org.

Partilhe