FIJ exige libertação de escritor detido na China

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) exige às autoridades chinesas que libertem de imediato o escritor Du Daobin, detido pela polícia da província de Hubei devido à alegada publicação de dúzias de artigos sob pseudónimo enquanto estava em liberdade condicional.

O escritor de 43 anos e ex-editor da “Human Rights Poetry” foi condenado em 2004 a quatro anos de prisão com pena suspensa, com dois anos de privação de direitos políticos, por “incitar à subversão do poder do Estado” – uma acusação feita frequentemente a escritores e jornalistas que publiquem artigos críticos das políticas do governo chinês.

Segundo Zhao Dagong, membro do Comité de Escritores na Prisão, vários escritores “foram avisados recentemente pelos serviços de segurança chineses” para “não criticarem os Jogos Olímpicos ou a situação dos direitos humanos na China”, algo que Du Daobin não terá acatado.

Em comunicado, a delegação da FIJ para a Ásia-Pacífico disse-se “chocada pelo silenciamento da dissensão na China em vésperas dos Jogos Olímpicos”, até porque “a China tem de demonstrar que é fiável e garantir a liberdade que prometeu quando lhe foi concedida a organização dos Jogos Olímpicos”.

Partilhe