FIJ envia protesto aos governos do Paquistão e do Nepal

A detenção de seis jornalistas no Paquistão e o desaparecimento de um jornalista e as ameaças de morte a outro no Nepal levaram a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a escrever cartas de protesto aos governantes daqueles dois países asiáticos.

Em carta enviada a 1 de Setembro a governantes paquistaneses, a FIJ protesta contra a detenção, ao abrigo das leis anti-terroristas, dos jornalistas Nadeem Panhwar, Hakim Chandio, Sharif Abro, Irfan Burfat, Shahid Khushk e Haji Khan Sial, e apela à libertação imediata dos seis profissionais.

Os seis jornalistas foram acusados de perturbação de paz e actos violentos quando cobriam uma manifestação do braço feminino da Sindh Chandia Welfare Association contra o presidente Pervez Musharraf, em Hyderabad.

No que diz respeito ao Nepal, a FIJ enviou a 3 de Setembro uma carta de protesto ao primeiro-ministro nepalês onde se diz preocupada em relação ao desaparecimento do jornalista Ram Hari Chaulagain e à ameaça de morte feita a Resham Birahi.

O repórter Ram Hari Chaulagain, do semanário “Sanghu”, desapareceu na tarde de 28 de Agosto, tendo sido visto pela última vez a entrar num veículo acompanhado por homens não identificados, que segundo comunicado do “Sanghu” pertenceriam ao exército.

Horas mais tarde, Resham Birahi, conselheiro principal da Federação de Jornalistas Nepaleses, foi ameaçado por um grupo de rebeldes do Partido Comunista do Nepal para não escrever nada contra os guerrilheiros maoístas, dado que “a guerra em curso é decisiva”.

A FIJ apela a que o governo nepalês investigue se existe alguma relação entre ambos os incidentes e que não permita que estes actos fiquem impunes.

Partilhe