FIJ e Fundação Vintu ajudam famílias de jornalistas mortos

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Fundação Vintu, criada pelo patrão da imprensa romeno Sorin Ovidiu Vintu, anunciaram a instauração de um programa de assistência humanitária dirigido às famílias de jornalistas mortos devido ao seu trabalho.

No seu primeiro ano de funcionamento, este fundo vai efectuar pagamentos mensais durante um ano a dez famílias de jornalistas mortos em serviço – uma na Colômbia, outra na RD Congo, três no Iraque, duas nas Filipinas, uma no Sri Lanka, uma no Venezuela e outra no Zimbabué.

“As ajudas atribuídas ao abrigo deste programa especial vão ajudar a minorar as dificuldades financeiras em que se encontram estas famílias. Nunca as poderemos compensar da dor e da injustiça, mas é intolerável que elas também tenham de sofrer economicamente”, afirmou Aidan White, secretário-geral da FIJ, esperançado em alargar esta iniciativa e criar uma rede de assistência.

Além desta iniciativa, a Fundação Vintu e a FIJ também lançaram um prémio para jovens jornalistas europeus, que visa encorajar o profissionalismo e a alta qualidade no trabalho jornalístico.

Partilhe