FIJ é associada da UNESCO

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) passou a ter uma relação de associado com a UNESCO, por decisão do comité executivo desta organização das Nações Unidas.

Este reforço dos laços com a FIJ foi decidida pelos 58 Estados que integram o conselho executivo da UNESCO e foi saudada pela FIJ, para quem o jornalismo foi reconhecido como uma das preocupações centrais das Nações Unidas.

A relação de associado é o estatuto mais importante atribuído pela UNESCO a organizações com as quais está envolvida e é dado a um número limitado de organismos. Até aqui, a FIJ tinha um estatuto de organismo consultado.

Esta mudança de nível representa o reconhecimento da competência da FIJ enquanto representante dos jornalistas a nível mundial. Paralelamente, a UNESCO decidiu atribuir também o estatuto de relação de associado à organização empresarial World Association of Newspapers.

“Acolhemos de forma muito positiva esta decisão”, disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White. “Ela significa que os jornalistas obtiveram um reconhecimento privilegiado que é atribuído apenas a alguns grupos que trabalham nos campos da cultura, da ciência e da educação”, acrescentou.

Em Novembro, o Comité Executivo Internacional da FIJ analisará a adesão da maior organização de jornalistas do mundo ao Contrato Global proposto pelo secretário-geral das Nações Unidas, Koffi Annan, no sentido de promover uma maior responsabilidade cívica e corporativa em todo o mundo.

Partilhe