FIJ distinguida com prémio italiano

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) recebeu um prémio italiano de liberdade de imprensa – o segundo galardão em seis meses – pela campanha que tem vindo a desenvolver em prol dos direitos dos jornalistas.

O prémio agora atribuído visa, sobretudo, assinalar a campanha da FIJ em defesa dos direitos dos jornalistas na Palestina e a sua insistência para que seja feita justiça nos casos dos repórteres mortos durante a guerra no Iraque.

Já em Outubro de 2003 a Federação Internacional de Jornalistas recebeu um prémio da Cruz Vermelha pela forma como tem defendido, nos últimos anos, os direitos dos jornalistas nos Balcãs.

Para a FIJ, o galardão agora recebido em Itália mostra que “a solidariedade constitui uma parte essencial da luta pela verdade, justiça e respeito pelos jornalistas”.

Também em Itália, o responsável da FIJ, Aidan White, reuniu com jornalistas para agendar a apresentação da edição italiana de “Live News: the Journalists’ Survival Guide”, livro já traduzido em sete línguas desde o seu lançamento, em 2003.

Jornalistas italianos apoiados pelo grupo Informação Sem Fronteiras (ISF) aproveitaram a oportunidade para lançar igualmente uma campanha exigindo justiça nos casos de jornalistas mortos no Iraque.

Partilhe