FIJ atribui Prémio Jornalismo para a Tolerância na Ásia

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) anunciou a 23 de Dezembro os vencedores deste ano do Prémio Jornalismo para a Tolerância no Sul da Ásia. O galardão – que visa promover a tolerância, combater o racismo e a discriminação e contribuir para a compreensão das diferenças culturais, religiosas e étnicas – distinguiu trabalhos nas categorias imprensa/online (inglês), imprensa/online (linguagem), televisão e rádio.

Dionne Bunsha (Índia) foi o vencedor da categoria de imprensa em inglês, com o trabalho “Cadeias de Pirana”, publicado no “Frontline” a 10 de Setembro de 2004; Sharifuzzaman Pintu (Bangladesh, Bengali), venceu na categoria imprensa/linguagem, com a reportagem “Shankhari Bazarer Mrityu Kupe Antanker Modhe Bashobash, (Vivendo no medo no Inferno de Shankhari Bazar) publicada no “Daily Janakantha” a 16 de Junho; e Jagat Nepal, (Nepal), da Kantipur Television, foi o distinguido na categoria televisão com “Três Novas Histórias”, um trabalho emitido em Outubro-Dezembro de 2004.

O júri do prémio atribuiu ainda distinções honrosas aos finalistas de todas as categorias: Massoud Ansari (Paquistão), Luv Puri (Índia), Anindita Ramaswamy (Índia), Paromita Pain (Índia), Guna Raj Luitel (Nepal), Ranga Jayasuriya (Sri Lanka), Lalitha Sridhar (Índia), Nurul Kabir (Bangladesh), Sanath Balasuriya (Sri Lanka), Uvindu Kurukulsuriya (Sri Lanka) Bhupendra Basnet (Nepal), Rajiv Mehrotra (Índia), Shree Lal Sah (Nepal) and Aarti Chataut (Nepal).

O Prémio Jornalismo para a Tolerância da FIJ promove a independência editorial, elevados padrões de profissionalismo e ética jornalística, e a diversidade nos média. Os vendedores deste ano, segundo a FIJ preencheram plenamente o objectivo de promover entre os jornalistas a importância da tolerância e da defesa dos direitos humanos.

Partilhe