FIJ apoia campanha a favor da obrigatoriedade de diploma no Brasil

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) tornou público o seu apoio à campanha da Federação Nacional dos Jornalistas do Brasil (Fenaj) em defesa da obrigatoriedade do diploma em jornalismo para o exercício da profissão.

A referida campanha foi o principal tema do 33.º Congresso da Fenaj, realizado entre 20 e 23 de Agosto em São Paulo e ao qual compareceram mais de 300 delegados dos 31 sindicatos filiados.

Segundo a Fenaj, “a exigência do diploma de Curso Superior em Jornalismo para o exercício independente e ético da profissão de jornalista é uma conquista histórica não só desta corporação, mas de toda a população brasileira”, pois este é um dos garantes da “qualidade da informação e do direito dos cidadãos a ser informados”.

Dirigindo-se aos delegados ao congresso, o ministro do Trabalho brasileiro, Carlos Lupi, prometeu criar uma comissão federal de análise e organizar um debate público sobre a matéria, embora a clarificação sobre a lei e a palavra final sobre a obrigatoriedade do diploma caiba ao Supremo Tribunal Federal, que tem vindo a avaliar os vários ângulos da situação.

Partilhe