FIJ apela ao fim das violações da liberdade de imprensa na Somália

A suspensão de dois dias imposta à Radio Jowhar e a detenção de um jornalista de uma outra emissora radiofónica levaram a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a instar a União de Tribunais Islâmicos da Somália a acabar com as violações à liberdade de imprensa.

A 8 de Setembro, o repórter Osman Adan Areys, da Simba Radio, foi detido por milícias leais aos Tribunais Islâmicos na localidade de Beledweyn, alegadamente devido a uma reportagem que incluía queixas de moradores locais contra o recolher obrigatório imposto pelos Tribunais Islâmicos. O jornalista foi libertado ao fim de 48 horas, sem quaisquer acusações.

No sábado, dia 9, a administração interina da região de Shabelle, indicada pela União de Tribunais Islâmicos, encerrou a Radio Jowhar por esta transmitir canções de amor consideradas como encorajadoras da imoralidade. A estação voltou às emissões dois dias depois, após ter concordado em passar apenas música instrumental com menos de um minuto.

Condenando ambas as ocorrências, o director da FIJ África, Gabriel Baglo, instou a União de Tribunais Islâmicos a “acabar com esta tentativa de controlar os média e permitir que a Radio Jowhar e outras estações de rádio a emitirem música”, uma vez que o caminho para a democracia no país necessita de “um ambiente conducente à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa”.

Partilhe