FIJ apela a libertação de jornalista da Al Jazeera detido na Palestina

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou à libertação do repórter da Al jazeera Wadah Eid, detido há uma semana na cidade de Qalqilya, na Margem Ocidental, por forças de segurança palestinianas, sem que qualquer acusação formal lhe tenha sido feita até ao momento.

De acordo com a estação do Qatar, as forças palestinianas alegam que Eid não está detido devido ao seu trabalho, embora tenha sido inicialmente acusado de críticas abertas à Autoridade Palestiniana e de ser simpatizante do Hamas, contou a mãe do repórter à Al Jazeera.

Além da FIJ, também o Sindicato de Jornalistas Palestinianos (PJS) tem tentado assegurar a libertação rápida do repórter, uma vez que “não há desculpas para deter qualquer jornalista devido ao seu trabalho, pois tal representa uma ataque à liberdade de imprensa”, afirmou Naim Toubassi, presidente do PJS.

“Se não há acusações formais contra ele, ele deve ser libertado de imediato e autorizado a prosseguir o seu trabalho como jornalista”, afirmou o secretário-geral da FIJ, Aidan White, acrescentando que a organização receia que esta detenção seja “uma táctica para intimidar o nosso colega e influenciar o seu estilo de reportagem”.

Partilhe