FIJ apela à intervenção da ONU no Iraque

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou à intervenção das Nações Unidas e da comunidade internacional para garantir a protecção de jornalistas no Iraque. O apelo, feito a 8 de Agosto, surge após a morte de Mohammad Abbas Al Hamad, a mais recente vítima do extenso rol de trabalhadores dos média mortos em três anos de conflito naquele país.

Al Hamad, de 28 anos, foi assassinado na sua casa, em Al Adel, distrito de Bagdade, por um atirador, informou o Sindicato dos Jornalistas do Iraque (IJS). O repórter trabalhava para o jornal iraquiano “Al Baiyenah Al Jadeda”, conhecido pela sua linha crítica à política de corrupção e aos partidos políticos no Iraque.

Com esta morte ascende para 135 o número de jornalistas e profissionais dos média assassinados no Iraque desde a invasão norte-americana, em Março de 2003.

“Esta crise de os jornalistas serem um alvo no Iraque está a assumir tais proporções que a comunidade internacional precisa de reagir ao nível das Nações Unidas de forma a pressionar o Iraque e as autoridades militares para que providenciem maior protecção aos jornalistas”, afirmou o secretário-geral da FIJ, Aidan White.

O secretário-geral do IJS, Moaid Lamy, pediu por seu turno à “Federação de Jornalistas Árabes e a todas as organizações de jornalistas e grupos de direitos humanos para que pressionem o governo [iraquiano] para pôr fim a estes ataques contra jornalistas e garantir a sua protecção enquanto trabalham”.

Partilhe