FIJ adere a portal multilingue sobre a Europa

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) associou-se ao portal Euractiv, cujo objectivo é disponibilizar informação sobre questões relativas à União Europeia em várias línguas, o que dará aos jornalistas um acesso fácil a notícias sobre a actualidade europeia.

O portal Euractiv agrega actualmente um conjunto vasto de informações sobre a Europa comunitária, com incidência especial nos países que se preparam para aderir à União Europeia. O desenvolvimento do portal passará pelo projecto Crosslingual II Network, que foi lançado a 27 de Setembro. Este projecto levará à criação de um serviço multlingue de informações «on-line».

Através do Crosslingual, os jornalistas dos países em vias de aderir à União terão acesso a notícias sobre a Europa nos seus próprios idiomas. O projecto facilitará também aos jornalistas de outros países a obtenção de informações sobre os Estados que integrarão a União Europeia, no âmbito do alargamento.

Os conteúdos multilingue a colocar no portal Euractiv serão fornecidos, mediante registo prévio, a órgãos de comunicação social «on-line», bem como a outros sítios ou a jornalistas que trabalhem na área das questões europeias.

Os conteúdos do portal estarão disponíveis, em breve, no sítio da FIJ, com tradução automática em francês, espanhol e alemão.

O director de projectos da FIJ, Olivier Money-Kyrle, disse que “com as negociações para o alargamento a entrarem na etapa final, o acesso fácil a informações sobre questões europeias é de grande importância para os jornalistas dos países que vão integrar a União Europeia. Este projecto representa um serviço vital para o público, ao quebrar as barreiras no acesso à informação, melhorando a compreensão das questões europeias”.

Partilhe