FIFA e WAN debatem cobertura do Mundial 2006

Representantes da FIFA e da Associação Mundial de Jornais (WAN), reunidos a 9 de Janeiro na sede da FIFA, em Zurique, decidiram formar um grupo de trabalho para tentar dirimir divergências quanto à cobertura mediática do Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 na Alemanha.

O grupo de trabalho vai tentar chegar a acordo nas matérias que opõem as duas organizações, e que se prendem, designadamente, com o embargo de uma hora pós-jogo que a FIFA pretende impor à divulgação de fotografias, as limitações editoriais ao uso de imagens dos jogos nos jornais e a forma como as fotos podem ser distribuídas.

Na reunião, a WAN solicitou à FIFA que eliminasse as limitações ao uso de fotografias nos meios digitais, incluindo a Internet.

A FIFA convidou a WAN a nomear um representante para o Comité de Média, que lida com todos os assuntos relacionados com as condições de trabalho da comunicação social em eventos FIFA, tendo as duas organizações decidido voltar a reunir-se dentro de um mês para analisar os progressos alcançados.

Partilhe